o projeto

 Um mapeamento que atravessa as cidades de Cachoeira, Cruz das Almas, São Félix, Santo Antônio e Muritiba, nos aponta os percursos e derivas de dois projetos, oito mulheres e suas produções. mapa-inventário é um projeto de pesquisa que traçou um levantamento virtual do que vem sendo produzido no formato livro de artista por mulheres no Recôncavo baiano. Explorando as coordenadas, passamos a cartografar, traçar rotas, desenhando pontos no mapa que resultaram no livro digital de mesmo nome e na construção deste inventário que atua como galeria de acesso a esses trabalhos.

Para além do mapa-inventário que serve como deriva dos trabalhos encontrados, apresentamos também uma cartografia nossa com os livros de artista corpo-ferrugem e Relicário de pequenos acontecimentos. 

 

O livro-memória corpo-ferrugem, produzido pela artista visual Fernanda Asteracea, se materializou no decorrer dos anos e de sua inquietação em perceber a passagem do tempo sobre objetos, lugares e pessoas, e em como eles vão se modificando, ganhando outras formas e texturas - é um caminho que vou traçando cotidianamente e que se aflorou previamente da observação de uma gaveta exposta no quintal de casa durante quatro anos.  Enquanto que, o livro-desenho Relicário de pequenos acontecimentos da artista visual Luana Oliveira (Anacoruja), é um pequeno  catado de ilustrações tendo como tema a memória representada repetidas vezes através  de um elemento gráfico muito comum em seu trabalho, a cadeira.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

bg4_edited.png

equipe

Luana Oliveira (anacoruja)

69112074_1325941484275618_63579376699257

Fernanda Asteracea

coordenadora do projeto, pesquisadora e design gráfico

  • iconinstagram
Logo_Andarilha2.png

andarilha edições

  • iconinstagram
logo-arumã-azul-comassinatura.png

Estúdio Arumã

design gráfico

(marca)

  • iconinstagram
20200702_132335.jpg
  • iconinstagram
Screenshot_2021-01-06-13-18-15-1.png

coordenadora do projeto e  pesquisadora 

  • iconinstagram

Maria Clara Struduth

desenvolvimento do site

editora caminhante,
costureira de livros, literaturas e visualidades.

Selo_PABB-6.png