MULHERES

DO PARAGUAÇU

AVATAR-nome 150ppi (1).jpg

As mulheres e o Rio se entrelaçam através de uma relação simbiótica, onde aspectos culturais, sociais e econômicos são fundamentais na construção de todas as personagens envolvidas. Há muito tempo na existência desse mundo, as mulheres e o rio vem desfrutando dessa relação de co-existência e co-construção de si mesmos.

O projeto Mulheres do Paraguaçu visa criar novas narrativas femininas através de vivências artísticas e educacionais com mulheres que moram em cidades banhadas pelo Rio Paraguaçu, considerando desde a nascente até a foz do rio. Dessa forma, pretende-se pesquisar, valorar e salvaguardar o conhecimento tradicional de lideranças femininas, representantes de uma cultura genuinamente popular que, cotidianamente, se relaciona com o Rio Paraguaçu. 

O projeto mulheres do Paraguaçu em 2018 ofereceu oficinas de bordado e contação de histórias, propostas pelas artistas Daniele Andrade e Laura Franco. Durante as atividades junto às mulheres da cidade, criou-se de forma coletiva o livro viajante O Mistério do Mangue uma história que perpassa memórias. 

 

O livro é  construído em tecido e abriga cenas construídas a partir de bordados e retalhos de panos, onde são tecidas narrativas trazidas pelas mulheres participantes das oficinas. 

  • social_facebook_fb_35
  • iconinstagram
Selo_PABB-6.png